Dúvidas Comuns

Acne

O QUE É?

Acne é um termo geral usado para espinhas e cravos.

POR QUE APARECE?

Em geral há uma tendência hereditária que determina em cada pessoa o tamanho das glândulas que produzem sebo, a hiperatividade dessas glândulas, a grossura da pele ao redor dos poros e presença de bactérias.

Quando a pele ao redor dos poros é grossa eles ficam fechados, acumulando queratina no interior da glandula de sebo, formando o cravo.   

As glândulas sebáceas podem ter sua atividade aumentada por dois fatores. O primeiro é o menos frequente e deve-se ao aumento dos hormônios no sangue. O segundo e mais comum é devido a fatores genéticos que causam o aumento da resposta da glândula sebácea ao hormônio, mesmo que no sangue ele esteja na taxa normal. Com o poro fechado e a glândula produzindo muito sebo, a espinha se forma e as bactérias de dentro dessas gândulas se desenvolvem, formando as espinhas com pus.

COMO SE TRATA?

O tratamento varia de acordo com cada indivíduo e cada grau. Para casos mais leves é recomendada a aplicação de produtos adequados, em geral sem necesidade de medicação via oral. Em casos mais graves é preciso tomar remédio. Nesses casos podem usados ser antibióticos ou a isotretinoína, de acordo com cada necessidade. Limpeza de pele, laser e peelings podem ajudar quando bem indicados.